Notícias
Data: 04 de março de 2024
Certificação fortalece a gestão e desenvolvimento institucional para impulsionar a transformação social das organizações do terceiro setor
A cada dia, as questões socioambientais emergem como desafios cruciais diante da crescente preocupação com as mudanças climáticas, a degradação dos ecossistemas e as desigualdades sociais. Nesse contexto, as organizações são chamadas a agir de forma proativa na busca por medidas que promovam a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades mais vulneráveis.
Implementar soluções socioambientais é, portanto, mais do que um desafio; requer uma abordagem estratégica abrangente, que considere diversos aspectos para maximizar o impacto positivo das iniciativas.
Nesse sentido, surgiu o Programa de Aceleração BTG Soma Meio Ambiente, promovido pelo BTG Pactual, uma instituição financeira brasileira especializada em investimentos e gestão de fundos. A Organização de Conservação da Terra (OCT) teve a honra de participar da 2ª Edição deste programa, voltado para organizações que atuam na conservação dos biomas brasileiros.
O programa visa fortalecer a gestão e o desenvolvimento institucional das organizações participantes, com foco na sustentabilidade financeira, desenvolvimento de gestão e ampliação do impacto positivo para impulsionar a transformação social. Durante cinco meses, recebemos 80 horas de capacitação, abrangendo tópicos como liderança de alto impacto e sustentabilidade financeira, ministrados por profissionais do setor.
Uma marca importante desta jornada foi a celebração final, realizada no Auditório do BTG Pactual, em São Paulo, no dia 5 de dezembro. Nesse evento, as organizações tiveram a oportunidade de apresentar suas ações e foram reconhecidas com o Selo do BTG, além de receberem uma doação de R$ 25.000,00 para apoiar suas atividades contínuas.
Além das lideranças das organizações participantes, o evento contou com a presença de colaboradores e membros da diretoria do BTG, ativistas e entusiastas do terceiro setor e da causa ambiental. Destaque para o painel sobre "Filantropia na Causa do Meio Ambiente", que contou com a participação de André Esteves, chairman e sócio sênior do BTG Pactual, David Feffer, presidente da Suzano, e Fábio Colletti Barbosa, CEO da Natura &Co.
Representando a OCT, estiveram presentes Bruna Sobral, coordenadora de Planejamento Socioambiental, e Juscimário Pinho, líder da organização Dinâmica da OCT.
Para Sobral, participar do Programa BTG Soma Meio Ambiente foi uma oportunidade única para ampliar conexões e alinhar melhor os objetivos de sustentabilidade e crescimento institucional. "Foi um espaço de acolhimento, aprendizado e conexões essenciais para consolidar resultados, ampliar o impacto e promover a transformação de paisagens e vidas no campo", ressaltou Sobral.
Se você faz parte ou conhece alguma OSC ou negócio de impacto que fomente a conservação da biodiversidade brasileira, as inscrições estão abertas para a 3ª edição do Programa Soma meio Ambiente.
Para saber mais, acesse o site conteudo.agosocial.com.br/btg-soma-meio-ambiente.