OCT | I Feira Agroecológica agitou Piraí do Norte

No dia 22 de setembro, sexta-feira, Piraí do Norte esteve em festa! Aconteceu pela primeira vez no município uma feira agroecológica. Organizada por agricultores que fazem parte da Rede Povos da Mata, o evento contou com o apoio da OCT e da Prefeitura Municipal.

A feira aconteceu pela manhã, na praça Santo Antônio, e teve de um tudo! Desde fanfarra até apresentações de alunos das escolas e, claro, muitos produtos saudáveis prontos para consumo. Pensado pelos próprios produtores da região, o encontro trouxe para a cidade aquilo que aprenderam ao longo dos anos: cultivar com qualidade e sem usar agrotóxicos, levando para outras mesas a sustentabilidade de uma alimentação rica e saudável.

A maior parte dos 18 agricultores que venderam seus produtos na Feira já são certificados pela Rede Povos da Mata e alguns pela Rainforest Alliance Certified. Os demais estão em processo de transição. De acordo com Jairo Souza, comerciante da feira, o evento está abrindo mercado na região: “Vamos passar a vender nossos produtos, poderemos trazer variedade para a cidade. A feira não beneficia só a gente que vai vender, mas também as pessoas que vão poder consumir um alimento limpo, livre de venenos”, comenta.

De acordo com Eduardo Mamédio, engenheiro agrônomo da OCT e um dos responsáveis pelo projeto, o evento demonstra a maturidade de todo o investimento nesses agricultores: “Iniciamos o apoio técnico para estes produtores em 2012, incentivando o uso de técnicas conservacionistas do solo e da água, o manejo orgânico dos cultivos e a valorização do saber do homem do campo. Tudo isso faz parte dos princípios da Agroecologia, base de todo o trabalho desenvolvido pela OCT.”

Valdomiro Victor Junior, líder de Conservação Produtiva, explica que a ideia da feira resulta em um novo passo para a iniciativa, o de abrir mercado na região e fazer com que o agricultor tenha seu produto valorizado, sem a presença da figura do atravessador: “Essa feira é uma consolidação dos anos de trabalho da equipe da OCT junto aos pequenos agricultores para conversão do sistema convencional para o agroecológico, sendo a 1ª feira agroecológica de Piraí do Norte uma prova concreta do caminho rumo a emancipação desses pequenos produtores”.

De acordo com Henrique Mamédio, representante da secretaria de agricultura da cidade, a feira de fato trouxe novidade e inovação para Piraí: “A OCT veio como uma forte parceira, conseguiu fazer com que esses agricultores se organizassem em grupos onde são companheiros uns dos outros”.  A professora Elaine Borges, concorda: “Achei muito importante essa primeira feira aqui em nosso município, principalmente para ajudar as pessoas a realmente terem uma alimentação adequada, uma alimentação boa e que faça bem para vida de todos”.

Dona Brasilina Souza, também agricultora, da comunidade Joaquim da Mata, se inspirou! Apesar de não estar vendendo seus produtos na feira, já vai começar a se preparar para, quem sabe na próxima, vestir a camisa! “Aqui eu comprei beiju de tapioca, mingau de aipim, hortaliças, um monte de coisas. Achei uma beleza e é o que eu quero fazer na minha área, quem sabe na próxima eu também não traga os meus produtos?”, anima-se.

A iniciativa continuará semanalmente aos sábados no mesmo local. Os agricultores prometem diversificação de produtos e muito mais sabores da roça.


  • 29/09/2017 • Geral
  • Facebook Twitter Google+ E-mail Imprimir página

Sustentabilidade que assegura o futuro

Sustentabilidade que assegura o futuro

Princípios e conceitos, principais resultados e projeções para o futuro.

Parceiros