OCT | No campo e na vida: dois exemplos de mulher

Maria de Lourdes Malta dos Santos, 62 anos, casada há 40, cinco filhos, dez netos e um bisneto. Sandra de Jesus dos Santos, 28 anos, solteira, mãe de dois filhos. Duas mulheres muito diferentes, mas com algo em comum: são agricultoras multiplicadoras na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, onde a Organização de Conservação da Terra (OCT) atua. 

Dona Lourdes, apesar de sempre ter morado na zona rural, nunca teve muito interesse pelas atividades no campo: foi professora do antigo primário por muitos anos. Já Sandra, criada na roça, chegou a se mudar para uma capital do país em busca de oportunidade, voltou por ocasião do falecimento de seu pai e, mais uma vez, as histórias de vida distintas tem algo parecido: o despertar da vocação para a agricultura.

D.Lourdes em área de horta

Sandra assumiu a área de SAF implantada pelo pai com o apoio da OCT em 2013, e desde então administra sua pequena propriedade participando de projetos como a certificação socioambiental, iniciativa também implantada na propriedade da família de Lourdes que,no  mesmo ano resolveu, por incentivo dos técnicos da instituição, investir em uma pequena horta com técnicas agroecológicas. Desde então as duas tem atuação importante na renda de suas famílias.

Empoderadas e orgulhosas pelo papel que exercem nas comunidades onde vivem as duas mulheres têm histórias de luta e conquistas. “ Para mim, o papel da mulher seja na cidade ou no campo, é muito importante e eu me sinto feliz em poder exercê-lo como faço. Mesmo com todas as dificuldades que passamos, sou muito feliz pela família que formei e pela forma como hoje desenvolvo minhas atividades na horta. Me sinto independente e principalmente útil”, comenta Lourdes.

No dia da mulher, as duas são exemplos de personalidade e prazer pelo que fazem.  “Sempre trabalhei da melhor forma possível e tenho orgulho de criar meus filhos com a minha roça. Acho que a gente tem que se sentir satisfeita pelo que somos, por ser mulher, e também por ser guerreira”, finaliza Sandra. 


  • 08/03/2017 • Geral
  • Facebook Twitter Google+ E-mail Imprimir página

Parceiros