Notícias
Data: 13 de abril de 2023
Nos dias 11 e 12 de abril, a OCT, em conjunto com a prefeitura municipal de Ibirapitanga, através da Secretaria de Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SATUDERMA) recebeu a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) de Simões Filho – Bahia. Na oportunidade participaram também os secretários de meio ambiente e técnicos dos municípios de Gandu e Wenceslau Guimarães, além da presença do prefeito de Ibirapitanga, Junilson Batista.
O encontro teve como objetivo compartilhar a experiência em relação a implementação do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, conhecido como “Produtor de Água Ibirapitanga”, e as ações de conservação ambiental e produtiva realizadas nas comunidades rurais da região do Baixo Sul.
No primeiro momento, foi realizada uma apresentação de lições aprendidas durante os 9 anos do programa. Em seguida, as equipes se deslocaram para o Assentamento Dois Riachões, comunidade rural assistida pela OCT. Na visita conheceram as ações relacionadas ao manejo agroecológico e orgânico de cultivos, implantação de agrofloresta, restauração florestal ecológica, além do beneficiamento e processamento de cacau de qualidade.
Na ocasião, Rubens Dario, agricultor do assentamento, comentou que por meio da parceria entre a comunidade e a OCT foi possível atender as conformidades de recuperação de rios e nascentes da certificação orgânica.
Logo após, seguiram para o Assentamento Paulo Jackson onde ocorreram momentos de diálogos sobre ações de conservação do solo e da água, simbolizados pelo plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, na ocasião Edivaldo Quinto, secretário municipal de Ibirapitanga, informou que por da parceria com a OCT, estão em processo de recuperação cerca de 246 nascentes com plantio de aproximadamente 150 mil mudas.
Em seguida, se deslocaram para a Associação Comunitária Joaquim da Mata, a primeira a ser beneficiada pelo programa municipal. Na visita os técnicos e secretários tiveram a oportunidade de conhecer as ações de conservação, como o modelo de adequação de quintais produtivos com instalação de fossa séptica ecológica, assistência técnica com manejo agroecológico, além do nível organizacional da comunidade.
Já na quarta-feira, 12, a equipe de Simões Filho e técnicos da OCT visitaram a propriedade da família de Jovan Nascimento Rocha, localizada no município de Igrapiúna – BA.
A área do produtor, mais conhecido como Branco, foi contemplada com o projeto Carbono Neutro, onde foi possível restaurar a nascente a partir da neutralização da “Pegada de Carbono”.
Muito orgulhoso pelos benefícios adquiridos com o projeto, Branco fez questão de transmitir que sua área era apenas um pasto sem nenhuma produtividade. “Em 2012, a OCT veio na minha propriedade com a proposta de nos inserir nos projetos. No começo foi difícil, porque a gente achava que iria perder a área. Aqui a gente não podia usar a água para nada, nem para os animais beber. Hoje eu tenho uma floresta no meu quintal e essa água aí na frente serve para o consumo da minha família e vizinhos. Além da nascente fui beneficiado com uma área de SAF, fossa séptica, e um prêmio do Rural Sustentável com todas essas práticas.” comentou.
Para Rogério Ribeiro, coordenador ambiental da OCT, a visita foi marcante pois a instituição conseguiu compartilhar as estratégias e experiências de boas práticas sustentáveis desenvolvidas durante os 11 anos de Promoção de Serviços Ambientais nessa região. “Momentos como esse, demonstram a contribuição e o papel que a OCT vem desenvolvendo como mediadora na implementação de políticas municipais de PSA, que promovem a integração de agendas sociais, ambientais e econômicas”. Finaliza