OCT | Capacitação para práticas agrícolas sustentáveis

No dia 9 de junho, cerca de 50 pessoas estiveram reunidas no Núcleo Papuã, em Ibirapitanga (BA), com um mesmo objetivo: unir forças em prol da conservação ambiental e do uso racional dos recursos naturais. O encontro marcou a abertura do curso “Planejamento da Paisagem: Gestão de pequenas propriedades rurais e práticas agrícolas sustentáveis”, realizado pela Fundação Odebrecht e com execução técnica da Organização de Conservação da Terra (OCT).

Essa capacitação é uma das iniciativas do projeto “Desenvolvimento de Habilidades Empresariais de Jovens Agricultores Familiares no Baixo Sul da Bahia”, resultado de parceria entre a Fundação Odebrecht e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por intermédio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin). É voltada para monitores das Casas Familiares e assistentes educadores das Cooperativas que integram o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDICS), instituído e coordenado pela Fundação, que promove o desenvolvimento produtivo da família no meio rural. Contemplou, ainda, representantes das secretarias de Agricultura de Ibirapitanga e de Piraí do Norte, com o objetivo de formar pessoas aptas a identificar e atuar em soluções relacionadas à conservação ambiental, de forma que possam compartilhar esse conhecimento.

Na abertura do evento, Eduardo Odebrecht de Queiroz, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, falou sobre a importância do curso e da integração de todos pela mesma causa. “Cada um deve fazer a sua parte pelo planeta e sei que estamos no caminho certo. É preciso uma reconstrução orgânica e sustentável de antigos processos. E é assim, juntos, por meio da educação, que construiremos um futuro melhor para as novas gerações”, afirmou.

O primeiro módulo da capacitação, de um total de 11 a serem ministrados ao longo de um ano e meio, abordou o tema “Nosso Planeta é Aqui: Noções Básicas sobre Mudanças Climáticas Aplicadas ao Desenvolvimento Local” e teve como facilitador Volney Fernandes, Diretor Executivo da OCT. Em uma de suas falas, Fernandes chamou atenção para a conservação do território, que deve ser tarefa diária de cada um. “Partindo do princípio de que o nosso planeta é onde vivemos, e que é nesse espaço que podemos atuar pelas nossas instituições como líderes para sustentabilidade, devemos desenvolver ações para criar estruturas modelares que possam ser adaptadas e replicadas para outras regiões”, disse.


Primeiro módulo teve como facilitador Volney Fernandes, Diretor Executivo da OCT

Para Francisvaldo Amaral, monitor da Casa Familiar Rural de Igrapiúna e um dos participantes, as expectativas são as melhores. “Além de conseguir adquirir novos conhecimentos, vejo a possibilidade de avançar muito nas práticas que exercemos em nossas instituições”. Edvaldo Quinto, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Ibirapitanga, também comentou sobre a capacitação. "Esperamos desenvolver ferramentas para aplicar no campo e melhorar a qualidade de vida de muitas famílias", completou. O próximo módulo acontecerá em junho.

Parceria fortalecida

A parceria firmada entre o BID/Fumin e a Fundação Odebrecht tem como foco desenvolver habilidades empresariais de jovens agricultores familiares do Baixo Sul da Bahia através da difusão de tecnologias socioambientais, fomento ao empreendedorismo da juventude rural e do fortalecimento e qualificação do acesso a canais de comercialização. Envolverá diretamente as instituições que integram o Programa PDCIS. “É uma construção coletiva. Estamos compartilhando vivências de forma que, juntos, possamos ser mais fortes”, conclui Emanuel Oliveira, responsável por Parcerias e Investimentos Sociais da Fundação.


Emanuel Oliveira, responsável por Parcerias e Investimentos Sociais da Fundação, na abertura do evento


  • 29/06/2016 • Geral
  • Facebook Twitter Google+ E-mail Imprimir página

Sustentabilidade que assegura o futuro

Sustentabilidade que assegura o futuro

Princípios e conceitos, principais resultados e projeções para o futuro.

Parceiros