OCT | Sustentabilidade que começa no chão

Há 27 anos, 15 de abril é considerado o Dia da Conservação do Solo. Recurso básico para a sobrevivência da vida na Terra, o solo desempenha função crucial na segurança alimentar, na adaptação e mitigação das mudanças climáticas, nos serviços ecossistêmicos essências, na mitigação da pobreza e no desenvolvimento sustentável. Segundo a ONU, em publicação divulgada em 2015, “os solos saudáveis estão na base da agricultura familiar, na produção de alimentos e na luta contra a fome, e ainda, cumprem um papel como reservatórios da biodiversidade”.

Para garantir que este bem continue sempre fértil e cumprindo seu papel no meio ambiente, práticas de manejo conservacionista garantem sustentabilidade produtiva. Isso significa dizer que é necessário que tecnologias agrícolas como a remineralização, proteção do solo, produção de biomassa, rotação de culturas e eliminação do uso do fogo sejam utilizadas.

Neste contexto, na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia, a Organização de Conservação da Terra (OCT), instituição integrante do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), iniciativa fomentada pela Fundação Odebrecht, executa ações de reflorestamento de áreas degradadas e orienta pequenos produtores rurais a utilizarem práticas amigáveis ao meio ambiente.  

Volney Fernandes, Diretor Executivo da OCT, lembra que o dia de hoje é uma data importante para reafirmar o compromisso institucional com a sustentabilidade do homem do campo. “Todo o trabalho modelar que vem sendo desenvolvido pela instituição visa estabelecer parâmetros que atestem que é possível sim o homem viver em harmonia com o meio ambiente, a partir do uso racional de seus recursos, aliando as agendas econômica e ambiental, resignificando assim a forma em que interage com a terra”, finaliza


  • 15/04/2016 • Geral
  • Facebook Twitter Google+ E-mail Imprimir página

Sustentabilidade que assegura o futuro

Sustentabilidade que assegura o futuro

Princípios e conceitos, principais resultados e projeções para o futuro.

Parceiros