Notícias
Data: 31 de agosto de 2023
No mês de julho, entre os dias 27 e 28, participamos do III Encontro da Rede de Agroecologia Povos da Mata. O encontro ocorreu no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em Salvador - Bahia. O objetivo do evento foi discutir um Projeto de Transição Agroecológica para a Bahia.
A Rede Povos da Mata conta com 1.056 agricultores(as) certificados, 24 agroindústrias, 12 feiras de produtos orgânicos e dois entrepostos, e está presente em 19 territórios de identidade na Bahia, em três biomas distintos (Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado).
Reconhecida como a maior rede agroecológica do Nordeste, a Rede Povos da Mata foi fundada em 2015 e foi o primeiro Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) do estado da Bahia, exercendo um papel fundamental na certificação orgânica participativa de produtos agrícolas e seus derivados.
A Organização de Conservação da Terras (OCT) marcou presença por meio do Técnico Wanderson Oliveira, do Coordenador Produtivo Eduardo Mamédio, bem como produtores rurais que fazem parte do Núcleo Pratigi e são acompanhados pela instituição.
Segundo, Oliveira, a escolha de sediar o evento na capital, foi estratégica para a Rede Povos mostrar a sua importância e dimensão para o estado, uma vez que, esteve presente vários órgãos do governo do estado. Para tanto, momento foi muito importante pois aproximou os agricultores de todos os núcleos e parceiros que os apoiam em seus devidos territórios. Os relatos de vida no papo de agricultor de agricultor, comparando o antes e depois do processo da certificação foram emocionantes e marcou de forma positiva o encontro.
Para o acontecimento do evento, houve doações de alimentos e produtos orgânicos para alimentação e a feira dos agricultores de todos os núcleos. Durante o encontro, simultaneamente, ocorria a feira de produtos orgânicos certificados pela Rede Povos e outros em processo de certificação.
No encontro também houve a eleição da nova diretoria da Rede Povos, onde o nosso técnico que também é membro da Rede enquanto agricultor certificado, ficou no quadro da coordenação, compondo o conselho de recurso.