Agricultores beneficiários do Projeto Rural Sustentável participam da 1ª Feira agroecológica do Município de Piraí do Norte, na Bahia

Saiba mais!

Na última sexta feira (22), agricultores familiares dos Municípios de Igrapiúna, Ituberá e Piraí do Norte, na Bahia, comercializaram produtos orgânicos na 1a. Feira agroecológica de Piraí do Norte, realizada pela Organização de Conservação da Terra (OCT) em parceria com a Prefeitura Municipal de Piraí do Norte.

A Feira contou com a participação de agricultores familiares beneficiários do Projeto Rural Sustentável (PRS), gestores públicos da região do Baixo Sul Baiano e o Prefeito de Piraí do Norte, Everaldo Souza dos Santos. Além dos organizadores que compõem a OCT e integrantes do Projeto Rural Sustentável que atuam na Região.

Para a maioria dos agricultores, esta foi a primeira vez que levaram seus produtos para comercializarem em Feira exclusiva de produtos orgânicos. Anos atrás isso não era possível, porque as práticas de manejo do solo, adubação e controle de pragas, eram baseadas no uso e dependência de insumos externos e fertilizantes químicos responsáveis pela emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Após ingressarem no PRS por meio da chamada pública de Unidades Multiplicadoras em 2013, novas práticas de viver e pensar a agricultura foram apropriadas e adotaram tecnologias de produção agrícola sustentáveis e adubação orgânica preparada localmente. A exemplo do esterco de codorna, compostagens e a biocalda.

Para o Agricultor Jaime de Souza, da Comunidade Vale do Riachão, expor na feira agroecológica é uma oportunidade para demonstrar os diferentes benefícios que o Projeto trouxe para sua propriedade. Principalmente os de "preservar a natureza, preservar as nascentes, a mata, o meio ambiente". Jaime conta que em 2013 implantou a tecnologia Recuperação de Áreas Degradadas com Florestas (RAD-F) em uma área que hoje observa espécies nativas da mata atlântica em vigoroso crescimento.

 

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.



Sustentabilidade que assegura o futuro

Sustentabilidade que assegura o futuro

Princípios e conceitos, principais resultados e projeções para o futuro.

Parceiros