Biodiversidade e Modelagem Ambiental

O Programa de Pesquisa prevê a realização de inventários de fauna e flora em fragmentos de Mata Atlântica da APA do Pratigi;

O programa de pesquisa Biodiversidade e Modelagem Ambiental tem como objetivo realizar estudos sobre a biodiversidade na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, no território do Baixo Sul da Bahia, gerando informações que subsidiem políticas públicas de conservação e uso sustentável da flora e da fauna da Mata Atlântica.

Numa vertente do programa, estão sendo realizados inventários de grupos taxonômicos de relevância reconhecida para avaliar a conservação da fauna e da flora de uma região, tais como plantas lenhosas e herbáceas, aves, mamíferos, anfíbios, abelhas, formigas, besouros, borboletas, libélulas e outros insetos.

Na outra vertente estão sendo realizados estudos de mapeamento de desmatamento, resgate da memória local sobre a ocupação do território e seus impactos ambientais e avaliação de qualidade da água.

Coruja- do - Mato ( Strix virgata )

Os resultados das duas vertentes de pesquisa serão trabalhados com o auxílio de ferramentas de geoprocessamento para gerar mapas e modelos que permitam: 1) estimar tendências de degradação ambiental e perda de biodiversidade no tempo e no espaço; 2) a distribuição de espécies nos habitats de Mata Atlântica do território do Baixo Sul, e 3) que apontem estratégias de planejamento da paisagem para a conservação da fauna e da flora. Trabalhos de educação ambiental serão parte integrante do programa, como forma de disseminar para as comunidades locais o conhecimento gerado nas pesquisas.

Parceiros