Apresentação

A Organização de Conservação da Terra (OCT)  trabalha no planejamento
da paisagem, visando ser propositiva em um modelo de desenvolvimento que possa gerar sustentabilidade.
 
A instituição vem orientando o uso e ocupação do solo de forma que permita a convivência harmônica entre o homem e os recursos naturais. Como principal estratégia para a estabilidade dessa paisagem, a OCT executa seu Programa de Serviços Ambientais, por meio do qual vem despertando o interesse de outras instituições, públicas e privadas, em replicar essa experiência.

 

Atualmente a instituição atua em três frentes sinérgicas: conservação produtiva, restauração florestal e conservação ambiental, executando projetos de implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais e Cabruca, recuperação de nascentes degradadas, pagamento por serviços ambientais (água e carbono) para agricultores familiares, neutralização de carbono de pessoas físicas e jurídicas, além do apoio aos mais de 1500 agricultores familiares da APA do Pratigi envolvidos nos projetos.

Recentemente a OCT teve o primeiro grupo de agricultores familiares do Brasil certificados  socioambientalmente pelo Selo Rainforest Alliance Certified, que garante boas práticas nas propriedades certificadas.

Graças à sua iniciativa piloto de Pagamento por Serviços Ambientais, a OCT incentivou e apoiou a implantação de uma lei de PSA em Ibirapitanga, o que tornou o município o primeiro da Bahia a ter uma lei de PSA com orçamento aprovado pela prefeitura.

Além disso, a instituição preparou um grupo de 20 agricultores para serem multiplicadores do conhecimento adquirido ao longo dos anos de trabalho executado em projetos de Sistemas Agroflorestais, os Agricultores Multiplicadores de Agricultura Sustentável (AMAS), onde suas propriedades representam a mudança que se deseja no território, tornando-se cada vez mais sustentáveis o que promoverá dentre outras coisas a mitigação das mudanças climáticas.

Por fim, a OCT também restaura nascentes degradadas graças à neutralização de carbono de pessoas físicas e jurídicas e eventos, com uma calculadora eletrônica em seu site. As restaurações promovem a criação da cadeia produtiva florestal, a partir do momento em que se formou uma rede de coletores de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica, que fornecem para o viveiro da OCT, atendendo suas demandas para produção de mudas, deste modo, o pequeno proprietário passa a valorar sua floresta em pé. 

 

Parceiros