Certificação Socioambiental

 Em 2015 o Grupo de Agricultores Familiares da Área de Proteção A mbiental do Pratigi com o apoio da Organização de Conservação da Terra (OCT), recebeu certificado da Norma da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e tonou-se o primeiro grupo do Brasil formado exclusivamente por agriculores familiares a obter esse título.

A RAS é formada por um conjunto de instituições que promovem a sustentabilidade socioambiental da produção agrícola, através do desenvolvimento e aplicação de normas e políticas. As propriedades que cumprem a Norma RAS são certificadas e recebem o Selo Rainforest Alliance Certified (RAC), mundialmente reconhecido. O Selo RAC conferido ao Grupo garante a procedência socioambiental do cacau produzido.

Os agricultores vêm adequando suas propriedades desde 2012. Fazem parte deste Grupo 47 famílias, das quais 17 foram certificadas pelo IMAFLORA. Essa iniciativa é apoiada pelo governo do estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) e pelo Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), do qual a OCT faz parte.

O Selo atesta as boas prática adotadas, validando os esforços das famílias que adequaram suas propriedades para cumprir a Norma RAS. Assim, essas famílias tornaram-se referência como modelo local de planejamento integrado da propriedade, gerando benefícios socioambientais para as comunidades onde estão inseridas.

A Norma RAS se traduz em uma ferramenta de gestão, que integra conservação ambiental, segurança, saúde ocupacional, comprometimento social e qualificação do manejo gerando renda sustentável. Essa gestão integrada vem estabelecendo processos de melhoria continua, que asseguram a tomada de decisão para otimização dos recursos e diminuição dos impactos ambientais. A organização socioprodutiva foi outro resultado positivo da Certificação, porque os membros do Grupo perceberam a necessidade de se filiar a uma cooperativa para comercializar o Cacau Certificado em grupo. 

 


  • 24/02/2015 • Conservação Produtiva
  • Facebook Twitter Google+ E-mail Imprimir página

Sustentabilidade que assegura o futuro

Sustentabilidade que assegura o futuro

Princípios e conceitos, principais resultados e projeções para o futuro.

Parceiros