Conheça a iniciativa

 

O  Carbono Neutro Pratigi existe desde 2012,com o objetivo de neutralizar e compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) de pessoas física, jurídica e eventos corporativos através do reflorestamento com o plantio de espécies arbóreas nativas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi.

Pessoas físicas e eventos corporativos calculam sua pegada de carbono em uma calculadora eletrônica disponível no site da instituição, enquanto pessoas jurídicas devem realizar o inventário de emissões, entrando em contato com a instituição.

O objetivo principal do Projeto é recuperação de áreas degradadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) de nascentes em pequenas propriedades rurais incentivadas pelo Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) prestados pelos produtores locais.

Complementarmente, o Programa propõe a valoração da floresta em pé, buscando estimular cadeias e arranjos produtivos locais através de ferramentas econômicas de conservação norteadas pelos preceitos do BioComércio, desenvolvimento social e mitigação de mudanças climáticas.

O Carbono Neutro Pratigi utiliza a metodologia de reflorestamento do Pacto para a Restauração da Mata Atlântica. A OCT prevê que em um hectare restaurado, após 30 anos, é capaz de sequestrar até 275,1 tonleadas de CO2. 

A iniciativa oferece ainda a opção de comercialização de créditos de carbono florestal no âmbito do mercado voluntário, sendo certificado nos padrões CCB e VCS. Tais certificações intenacionais proporcionaram ainda mais credibilidade ao Carbono Neutro Pratigi, visto que tal selo conota a APA do Pratigi como território certificado e apto para projetos de carbono florestal, por meio da recuperação de áreas degradadas, além de demonstrar a transparência das ações executadas pela OCT. 

 

Abertura de Termo de Referência para contratação de pessoa jurídica para realizar atividades de manutenção de 18 hectare em  restauração florestal no município de Ibirapitanga-Ba.

Abertura de Termo de Referência para contratação de pessoa jurídica para realizar atividades de manutenção de 18 hectare em restauração florestal no município de Ibirapitanga-Ba.

As atividades de manutenção serão realizadas em 18 hectares em restauração florestal, distribuídas em 4 imóveis rurais, onde foram plantadas 45.000 mudas de espécies nativas e frutíferas...

Parceiros