OCT | Agricultores familiares beneficiários da OCT doam alimentos para população em vulnerabilidade

Solidariedade é a palavra de ordem em tempos de pandemia e agricultores de Igrapiúna e Piraí do Norte, Baixo Sul da Bahia, atendidos pela Organização de Conservação da Terra, deram um show neste assunto, ao realizar a doação de parte da sua produção para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Piraí do Norte.

Foram doados alimentos como abacate, aipim, banana, palmito, dentre outras frutas e verduras para a população que está na linha de vulnerabilidade por conta da COVID19. O Técnico em Agropecuária da OCT, Amauri Souza, explica que os agricultores abraçaram a causa assim que ela foi proposta. “Essa foi a primeira entrega. Os produtores querem continuar este trabalho, pois sabem a importância que a agricultura tem. Vale ressaltar que todos os produtos doados estavam em excelente qualidade e esta doação não interferiu na renda do agricultor”.

Arlete Kátia, coordenadora do grupo Primeira Infância nas Ruas, uma das instituições beneficiárias, comemorou a ação solidária: “esses produtos serão entregues para famílias carentes, que com certeza ficarão muito agradecidas por este gesto”.  A Secretaria Municipal de Promoção Social de Piraí do Norte foi a responsável por formar os kits e destinar essas doações. Edleide da Silva, secretária da pasta comenta: “esses produtos são sempre bem vindos. A gente sabe que são alimentos sem agrotóxicos e que farão bem a saúde de quem estará recebendo”.

Se por um lado quem recebeu as doações ficou agradecido, do outro, a equipe da OCT e os agricultores também ficaram bastante satisfeitos. José Neto, Técnico em Agronegócio e um dos responsáveis pelo projeto, repetiu em seu depoimento uma fala que segundo ele, ouviu de um produtor: “quem doa não faz bem apenas ao outro, mas ajuda a fazer um mundo melhor”.

Dona Nilzete Pereira, produtora da comunidade Feira do Rato que participou da ação, afirmou que além de contribuir com os alimentos tem torcido para que esta fase ruim passe logo: “a gente pede a Deus que as pessoas usem esses produtos e que tenham saúde. Pra gente é muito bom doar, afinal, aqui na roça, a gente tem bastante, é bom fazer o bem às outras pessoas”.

Ao todo, foram arrecadados 1.300 kg de alimentos nesta primeira ação que foram distribuídos para 50 famílias. Produtores que queiram participar dessa iniciativa devem procurar os técnicos da OCT ou a Secretaria de Promoção Social do seu município.

 


  • 06/05/2020 • Geral

Concept Note

Concept Note

Getting to know OCT's line of action!

Parceiros