OCT | Apoiada pela OCT, Associação da comunidade do Tiriri, em Piraí do Norte, tem proposta de investimento aprovada pelo edital emergencial do Projeto Bahia Produtiva

No último dia 20 de julho, a OCT comemorou com a Associação dos Produtores e Produtoras Rurais do Tiriri, do município de Piraí do Norte-Ba, a aprovação do projeto de implantação de áreas de produção de alimentos pelo Edital Emergencial 015/2020 da Companhia de Ação e Desenvolvimento Rural (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia. 

Foto do Acervo da OCT antes da Pandemia

                                                    Foto do acervo da OCT antes da pandemia

Com o propósito de potencializar o aumento de renda e melhoria das condições de vida da população do Baixo Sul, a OCT tem estimulado os produtores da região a acessarem as Políticas Públicas voltadas à agricultura familiar, apoiando-os na elaboração e apresentação dos projetos técnicos, atendendo aos editais públicos, como este da CAR que selecionou subprojetos com o objetivo de melhorar as condições de vida da população e contribuir para que a oferta de alimentos básicos e saudáveis seja mantida e diversificada.

A OCT foi responsável por orientar os membros da associação na definição da proposta de investimento, seleção dos beneficiários, construção da planilha de custos e desenvolvimento da metodologia de execução do projeto. A iniciativa pretende implantar 22 áreas produtivas, com média de 0,4ha cada, em propriedades de agricultores familiares, seguindo os princípios da Agroecologia e da Produção Orgânica, com tecnologia simples e uso racional dos recursos naturais, incentivando a diversificação de cultivos.    

                                                      Foto do acervo da OCT antes da pandemia

Eluana Conceição dos Santos, Secretária da Associação, relata estar contente pela seleção no edital. “A aprovação representa uma conquista para nossa comunidade, pois temos consciência de estarmos oferecendo produtos de qualidade, e também estamos levando saúde para a mesa da nossa população, contribuindo para a preservação da natureza”.

Para o Presidente da Associação, Eduardo de Jesus Cruz, fazer parte dessa chamada pública é um sonho realizado. “Estamos imensamente felizes em saber que fomos selecionados para a realização desse projeto, externamos os nossos agradecimentos a OCT, que nos coordenou na elaboração e envio do projeto para a chamada pública da CAR”.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento de Piraí do Norte, parceira da OCT, será a responsável por prestar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Associação do Tiriri, durante o período de execução do projeto.

O coordenador da Conservação Produtiva na OCT, Eduardo Mamédio, destaca a importância desse tipo de iniciativa e das parcerias para alcance de objetivos comuns: “É nosso papel promover a inclusão social dos produtores, incentivar o associativismo, a troca de saberes e a disseminação de novos conhecimentos entre as comunidades. Este projeto da Associação do Tiriri será uma oportunidade de fortalecer a parceria entre a sociedade civil e o poder público, maximizando os resultados, alcançando um número maior de beneficiários e servindo de exemplo para outras comunidades”.

 


  • 29/07/2020 • Geral

Concept Note

Concept Note

Getting to know OCT's line of action!

Parceiros