OCT | Gestão financeira de propriedades rurais de cacau é tema de treinamento online entre OCT e parceiros.

O incentivo ao conhecimento e o alcance de alternativas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento das atividades no campo faz parte das metas e objetivos da Organização de Conservação da Terra (OCT) para com a comunidade e também com os agricultores familiares assistidos. Nesse contexto, aconteceu, no dia 11 fevereiro, um treinamento online sobre a organização financeira de propriedades rurais de cacau.

A atividade foi conduzida por Caroline Pimenta, COO da Maneje Bem, com participação de Daniella Campeche, Pesquisadora da Embrapa; Luciano Silva, Técnico Agrícola e produtor orgânico; e Eduardo Mamédio, Engenheiro Agrônomo da OCT.

No treinamento foram abordadas técnicas para a melhoria da produtividade do cacaueiro, como manejo, análise do solo e calendário agrícola para o cacau, além da importância da organização financeira da propriedade familiar e dos aspectos positivos da certificação orgânica.

Para Caroline Pimenta, as atividades voltadas para os agricultores familiares são de grande importância para o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais. “Não há nada mais relevante do que o conhecimento! Sendo assim, levar informações é mais do que gratificante para nós, pois nos dá a certeza de que seremos responsáveis por semear a transformação e por fomentar a evolução daqueles que nos alimentam”.

Independente do perfil do produtor ou do tamanho do imóvel rural, a gestão da propriedade é essencial para alcance de bons resultados. Eduardo Mamédio, Engenheiro Agrônomo da OCT, comenta que no cultivo do cacaueiro, assim como em outras culturas, a melhoria da produtividade depende de uma boa gestão para a realização do manejo com tempestividade, seguindo o calendário agrícola da cultura. “Com a utilização de ferramentas de gestão adequadas é possível identificar os principais problemas na produção e tomar decisões assertivas, diminuindo perdas e maximizando resultados”, afirma.

Outros temas estão sendo selecionados para treinamentos online ao longo de 2021 e serão divulgados nas redes sociais Facebook e Instagram da OCT (@oct.baixosul) e parceiros. Todas as ferramentas de gestão apresentadas pelos palestrantes encontram-se disponíveis para download nos links que constam na descrição do vídeo que permanece disponível no canal da ManejeBem no Youtube.

Acesse aqui para assistir o treinamento completo!

 


  • 16/02/2021 • Geral

Parceiros