OCT | OCT compartilha conhecimentos adquiridos em treinamento sobre PSA

Buscando estar sempre apoiando as comunidades e as prefeituras com projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a OCT vem promovendo ações nos últimos dois meses que visam capacitar os atores envolvidos e transmitir novos conhecimentos sobre o tema. Capitaneados por Rogério Ribeiro, Líder da Conservação Ambiental, diversos eventos vêm sendo realizados em todo o Baixo Sul da Bahia.

Recentemente, Rogério Ribeiro tem visitado as prefeituras da região repassando os conhecimentos adquiridos no TREINAMENTO EM PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS NA REVITALIZAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, realizado pela Agência Nacional das Água (ANA) em Brasília, março deste ano. A capacitação está inserida no âmbito do Programa Produtor de Água, criado pela ANA para incentivar o produtor rural a investir ações que ajudem na conservação e recuperação de bacias hidrográficas.

No treinamento foram abordadas técnicas sobre Hidrologia e Revitalização de Bacias, Manejo e Práticas de Conservação do Solo da Água, Readequação de Estradas de Terra, Adequação de Pastagem com Terracemaneto Agrícola, Recuperação de Áreas Alteradas com Técnicas de Reflorestamento, Monitoramento de Bacias com Geotecnologias e Como Fazer o Planejamento Integrado da Propriedade, além de visitas técnicas em áreas do Produtor de Água do Pipiripau, rio que abastece o Distrito Federal. 

Para Rogério, repassar os conhecimentos adquiridos nos eventos em que participa e as ações praticadas ao longo de 08 anos sobre planejamento e intervenção em Microbacias Hidrográficas é de suma importância para o desenvolvimento sustentável em bases conservacionistas da Região. A OCT está contribuindo com o fortalecimento e a consolidação dos Programas Municipais “Produtores de Água”, visando o empoderamento dos atores locais, por meio das capacitações e assessorias, possibilitando a formação de uma massa crítica capaz de coordenar e gerenciar seus Programas.  “A ideia da OCT é a cada dia alcançar mais pessoas que se engajem na causa da valorização dos Ativos e Serviços Ambientais, por acreditar que com essas ações promovemos a real sustentabilidade na zona rural”, conclui. 


  • 22/05/2019 • Geral

Parceiros