OCT | OCT e prefeituras municipais da região formalizam parcerias visando à conservação de recursos naturais em propriedades rurais.

Desde 2012,  a Organização de Conservação da Terra atua na implementação e fortalecimento de políticas públicas visando a  promoção dos serviços ambientais (recursos naturais) em propriedades rurais, a exemplo do Programa Municipal de Pagamento Por Serviços Ambientais de Ibirapitanga, conhecido por “Produtor de Água Ibirapitanga”. Atualmente, são atendidos 360 produtores rurais em diversas ações relacionadas a práticas produtivas e ambientais, a exemplo da recuperação de 70 hectares de áreas no entorno de 240 nascentes.

    

Buscando a ampliação dessas políticas, a OCT vem discutindo com as prefeituras municipais da região a formalização de parceria com objetivo de desenvolver ações de conservação ambiental e produtiva, com a implementação nos municípios de Programas de Promoção de Serviços Ambientais. Neste primeiro momento, com a execução do projeto de Recuperação de Nascentes, o intuito é promover a restauração ecológica em áreas de nascentes e rios, visando o restabelecimento de importantes recursos hídricos e da biodiversidade da região do Baixo Sul da Bahia.

   

As ações desse projeto incentivam os proprietários de imóveis rurais a adoção de boas práticas de conservação da água e do solo, promovendo a geração de serviços ambientais.

      

Ao aderirem ao projeto, os produtores rurais recebem apoio financeiro e assistência técnica para recuperação florestal da propriedade.

Já iniciaram  as tratativas para o acordo de cooperação os municípios de Ibirataia, Nova Ibiá, Piraí do Norte e Gandu, todas no Sul da Bahia.

 


 


  • 20/07/2021 • Geral

Linhas de Atuação da OCT

Linhas de Atuação da OCT

Desde 2001, a OCT vem trabalhando com o propósito de atuar no planejamento e intervenção da paisagem no Baixo Sul da Bahia, desenvolvendo ações estratégicas com o objetivo final de consolidar o...

Parceiros