OCT | OCT participa do II Encontro Ampliado da Rede de Agroecologia Povos da Mata, em Irecê

Nos dias 12 e 13 de julho, o município de Irecê (BA) recebeu o II Encontro Ampliado da Rede de Agroecologia Povos da Mata. O objetivo do evento foi discutir sobre as perspectivas de fortalecimento da agroecologia e a ampliação do consumo consciente de alimentos saudáveis.

O Encontro, realizado pela Rede de Agroecologia Povos da Mata-Núcleo Raízes do Sertão com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contou com a presença de mais de 500 pessoas, dentre agricultores e agricultoras familiares que trabalham em bases agroecológicas, instituições de assistência técnica e extensão rural, consumidores e poder público.

A Organização de Conservação da Terras (OCT) marcou presença por meio dos técnicos Francisco  Ramos  e  Amauri Cruz, bem como produtores rurais que fazem parte do Núcleo Pratigi, participantes da Rede e apoiados pela OCT, integrantes dos Grupos da Juliana (Igrapiúna - BA), Dois Riachões (Ibirapitanga - BA), Fartura (Piraí do Norte -BA) e Agência (Gandu -BA) certificados e em processo de certificação pela Rede Povos da Mata.

Para Ramos, participar de eventos como esse se configura como uma oportunidade de compartilhamento de conhecimentos, tanto para a OCT quanto para os beneficiários. “O Encontro Ampliado da Rede Agroecologia Povos da Mata foi uma grande oportunidade para agricultores atendidos pela OCT compartilharem experiências e aprendizados com outros produtores sobre a agroecologia, conjuntura da produção orgânica no Brasil, consumo consciente, segurança e soberania alimentar. Também foi muito importante para as instituições parceiras como a OCT, que chamamos de "guarda-chuva", conhecer as novas estratégias de produção e comercialização dentro dos circuitos da rede povos da mata”, diz.

Além de tratar de temas como produção e beneficiamento de alimentos saudáveis; terra, água e soberania alimentar; impactos dos agrotóxicos; compostagem; comercialização da produção agroecológica e orgânica e certificação participativa, o evento contou também com atrações culturais, feiras e trocas de sementes.

 


  • 01/08/2019 • Geral

Parceiros