Atuação
Conservação Ambiental
Envolvimento e participação de Prefeituras Municipais para a conservação de importantes fragmentos de Mata Atlântica e restauração de áreas alteradas, por meio da criação de incentivos econômicos e adoção de práticas vegetativas e mecânicas para geração e valoração de serviços ambientais.
Conteúdo CompletoConservação Produtiva
Executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e financiado pelo Governo Britânico, tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visa contribuir para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono - Plano ABC através do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais, por meio do reconhecimento de Unidades Demonstrativ
Conteúdo CompletoConservação Produtiva
Fomentado pelo Programa Ecomudança do Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto Ekos Brasil. Visa a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e melhoria da qualidade das amêndoas de cacau, com a implantação de estufas solares e capacitação de pequenos agricultores, beneficiando diretamente 20 famílias na comunidade Joaquim da Mata, em Ibirapitanga, Bahia.
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
Em parceria com instituições de Ensino e Pesquisa, como Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), visando o embasamento técnico e científico das ações da OCT.
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
Fomentado pela Agência Nacional de Água – ANA, com interveniência da Prefeitura municipal de Ibirapitanga, Bahia, executado pela OCT, visando a reestruturação de estradas vicinais, terraceamento em pastos, e recuperação de APP ciliar e nascentes visando a geração serviços ambientais a partir da conservação do solo e da água.
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
Fomentado pela Braskem, compreende a concepção e implementação das ações envolvidas nas 12 linhas de atuação.
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
Fomentado pela Braskem, com o objetivo de recuperação e conservação de 112 nascentes na Sub Bacia do Rio Oricó, no município de Ibirapitanga, Bahia. O projeto consolida a recuperação das nascentes de uma específica micro bacia, onde também serão realizadas a regularização ambiental.
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
Fomentado pelo Ministério Público da Bahia Núcleo Mata Atlântica, objetiva ampliar a recuperação e conservação de nascentes na Sub Bacia do Rio Oricó, incluindo a regularização ambiental de imóveis rurais. Nessa fase do projeto, serão recuperadas 50 nascentes e realização de 100 CEFIR (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais).
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
Fomentado pelo Ministério Público da Bahia Núcleo Mata Atlântica, com o objetivo de promover a recuperação e conservação de 80 nascentes e a realização de 100 CEFIR (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais) na sub Bacia do Rio Oricó, no município de Ibirapitanga, Bahia.
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
Conheça a nascente restaurada pela OCT e parceiros!
Conteúdo CompletoConservação Produtiva
Em 2015 o Grupo de Agricultores Familiares da Área de Proteção A mbiental do Pratigi recebeu a certificação da Norma da Rede de Agricultura Sustentável (RAS).
Conteúdo Completoteste
A OCT orienta 47 agricultores familiares na adequação de suas propriedades com o fim de receber o selo Rainforest Alliance Certified (RAC), que garante a procedência socioambiental do cacau produzido. Deste grupo, 17 agricultores foram certificados em 2015. Saiba mais.
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
A Reserva Particular do Patrimônio Natural, mais conhecida pelo seu acrônimo RPPN, é unidade de conservação de domínio privado, com o objetivo de conservar a biodiversidade, com averbação perpetua e inscrita no Registro Público de Imóveis.
Conteúdo CompletoConservação Ambiental
Com o objetivo de ofertar e comercializar créditos de carbono florestal no âmbito do mercado voluntário, de maneira transparente e verificável, o Grupo de Projetos de Reflorestamento na APA do Pratigi , segue metodologias internacionais de validação e verificação do projeto, onde fora certificado nos padrões Verified Carbon Standard (VCS) e Climate, Community and Biodiversity (CCB).
Conteúdo CompletoReflorestamento
Com o objetivo de desenvolver e testar modelos de silvicultura de espécies nativas, incluindo o uso de eucalipto como espécie inicial, para a viabilização econômica da recomposição da Reserva Legal e restauração de áreas de baixa aptidão agrícola no Baixo Sul da Bahia.
Conteúdo CompletoReflorestamento
O objetivo do projeto é desenvolver e testar modelos de silvicultura com o uso de eucalipto como estratégia para diminuir a pressão por madeira e frear o desmatamento na APA do Pratigi.
Conteúdo CompletoReflorestamento
O objetivo deste projeto é promover a recuperação florestal de nascentes e matas ciliares do Rio Juliana e ser um piloto neste modelo de recuperação de áreas.
Conteúdo Completo